quinta-feira, 23 de maio de 2013

Reflexões sobre Educação a Distância



        
        Ao fazer a leitura dos textos propostos, pude refletir sobre a importância da educação a distância, observar as características de cada tipo de curso, o conjunto de fatores que fazem a diferença em um bom curso, o quanto podem facilitar a qualificação e a formação continuada de pessoas que não tem oportunidade de frequentar um curso presencial, como escolher o tipo de curso adequado e a disponibilidade de tempo oferecida por cada um.

         Observamos que a educação a distância proporciona muitas facilidades e comodidades, flexibilidade de horário para estudos e pesquisas, praticidade de tempo e local, enfim, vários fatores que a princípio são favoráveis. Portanto serão muitas as dificuldades em manter a motivação neste tipo de curso, é necessário que haja o envolvimento do aluno em processos participativos, que seja organizado em seu tempo de estudo, com compromisso diário em participar das ferramentas disponibilizadas.

         Uma das vantagens da educação a distância é a enorme variedade de cursos, que podem atingir um pequeno ou um grande número de alunos utilizando tecnologias. O professor precisa aprender a trabalhar com tecnologias, porque a todo momento surgem soluções novas facilitando o trabalho pedagógico com os alunos.

             Moran enfatiza todos os fatores que favorecem um bom curso, seja ele presencial ou a distância, o que nos leva a concluir que o que faz a diferença no final de tudo é a nossa vontade de aprender, a valorização das oportunidades em adquirirmos experiências e conhecimentos significativos, contribuindo para a nossa realização pessoal e profissional.


Maria Aparecida Andrade Motta

REFERÊNCIAS

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14ª edição, Campinas: Papirus, 2007. http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm 

SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 39-50. http://www.eca.usp.br/moran/contrib.htm
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário